domingo, 22 de setembro de 2013

O ENGENHO BOM JARDIM E MÁRIO DE ANDRADE

    O Engenho Bom Jardim é um desses lugares onde parece que o tempo não passa. A origem do Engenho é do início do Século XVIII. A casa-grande se impõe na Fazenda Bom Jardim como o ponto central do passeio. É um prédio térreo do começo do século XIX, de paredes de taipa, ampla varanda, janelões, e pátio ajardinado. Uma típica construção do Brasil colonial, mantida praticamente a mesma até os dias de hoje.
    Mas a história a que vamos tratar é da visita do intelectual modernista MÁRIO DE ANDRADE, IMPORTANTE NOME DA LITERATURA BRASILEIRA.
                                                                   Mário de Andrade
    Em 1928, Mário de Andrade passou 10 dias no Engenho Bom Jardim, em uma visita que fazia ao Nordeste brasileiro. No encontro, Mário conheceu um funcionário do Engenho de nome Chico Antônio, natural de Pedro Velho-RN, conhecido por ser embolador, coqueiro e cantador. Mário ficou encantado com a obra de Chico Antônio. E o encontro rendeu bons frutos, o livro “Turista Aprendiz".
                                     Foto de Chico Antônio, tirada na época por Mário de Andrade.
    O Engenho Bom Jardim tem muitas outras histórias que se misturam com o patrimônio cultural que é o Engenho. Está aberto a visitação, onde é possível saborear um bom café da manhã, almoço ou lanche, sempre valorizando a cozinha regional.  A visita à fazenda inclui, além da “viagem no tempo”, atrações extras como passeio a cavalo e caminhada por duas trilhas entre a rica vegetação das redondezas. O visitante também pode conferir, a 4km da casa-grande, o Engenho Mucambo, onde a família Araújo produz as cachaças Maria Boa e Mucambo.  A Fazenda Bom Jardim situa-se a 55km ao sul de Natal.  As Reservas podem ser feitas pelos telefones: (84) 3243-2214 ou (84) 9461-6614. Os Grupos devem ter o mínimo de oito pessoas. 
 
                                        Casa do Engenho Bom Jardim - Acervo próprio.

 
 
Acervo Tribuna do Norte.

 
   

Um comentário:

Unknown disse...

Se possível gostaria que vc divulgasse no seu blog a seguinte postagem:
CONVITE: O Blogueiro do Canguaretama em Chamas, Erivan Ferreira, convida a todos para o lançamento do seu livro: "A Feira Livre de Canguaretama"
http://www.canguaretamaemchamas.com.br/2013/11/convite-o-blogueiro-do-canguaretama-em.html





CONVITE: O Blogueiro do Canguaretama em Chamas, Erivan Ferreira, convida a todos para o lançamento do seu livro: "A Feira Livre de Canguaretama"

Prezados Amigos...

Vocês são nossos convidados especiais para o lançamento do livro:


A Feira Livre de Canguaretama



Escritor:
Erivan Ferreira
Data: 03 de dezembro de 2013
Horário: 20 horas
Local: Pavilhão da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição Canguaretama/RN
Informações: (84) 9181-5184/3241-2863



A obra soma 64 páginas. O prefácio é assinado pelo economista e geógrafo João Balbino da Costa Filho. A ilustração da capa é assinada pelo próprio autor e traz uma representação da feira livre criada pela artista Elisabeth Teixeira.

Durante o lançamento do livro, haverá uma exposição de belas imagens da feira da cidade retratando o ontem e o hoje, produto das lentes do fotógrafo Iraktan Ramos e do próprio autor Erivan Ferreira.

A festa de lançamento será abrilhantada pela música popular brasileira tocada e cantada por artistas locais e regada ao som do saxofonista Alex Sérgio.

O livro traz uma abordagem histórica, social, econômica e cultural da feira livre e conta a história de várias personalidades (alguns in memoriam) que trabalham ou já trabalharam na feira livre da cidade.