sábado, 21 de setembro de 2013

UMA JUSTA HOMENAGEM A ANSELMO PEGADO CORTEZ

     Anselmo Pegado Cortez nasceu em 21 de abril de 1914, na cidade de Espírito Santo/RN. Filho de  Lindolfo Pegado Cortez e Filonila Teixeira Cortez. Recebe a justa homenagem deste blog por ser considerado um conterrâneo de nossa querida Goianinha, pois na época em que nasceu a cidade ainda pertencia a Goianinha.
    Formado em Direito na Faculdade de Direito do Recife na turma de 1940, começou cedo a exercer o cargo de Promotor Público nas seguintes comarcas: 1941 na cidade de Florânia-RN, até que em 1943 foi transferido para a cidade de  Santo Antônio, nos anos de 1944 e1945 na cidade de  Santa Cruz, em  1946 na cidade de Nova Cruz.
    No ano de 1947 foi Nomeado Procurador Geral do Estado. Cargo que exerceu até 1951. Nos anos de 1950 e 1951 foi nomeado  Subprocurador do Estado. Em 1956 exerceu por um ano o cargo de Procurador Geral do Estado. Nos anos de 1961 a 1969 foi nomeado 1º Procurador de Justiça. Em 1969 foi Nomeado para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça, cargo onde aposentou-se em 26 de abril de 1984.
    Foi ainda Professor Fundador da Faculdade de Direito de Natal e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Anselmo Cortez ainda deixou obras literárias de grande importância:
Cordiais Saudações. Natal, FJA, 1984.
- Espírito Santo – RN. Natal, Coojornat, 1980.
Caminhos de Outrora. Natal, Gráfica Diplomata, 1996.
    É importante que as novas gerações venham a conhecer pessoas como o saudoso Anselmo Pegado Cortez e seus relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Norte.
   
Foto: Memorial do Ministério Público.

8 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço, em nome da minha família, a justa homenagem prestada ao meu pai.

Professor Juvino Pegado Cortez Neto disse...

Nada mais justo que esta homenagem.

Péricles disse...

SENDO UM PEGADO CORTEZ INVESTIGANDO AS ORIGENS E OS LAÇOS EXISTNTES DA NOSSA FAMÍLIA, CONGRATULO-ME COM ESSA HOMENAGEM.
PÉRICLES PEGADO CORTEZ

MANOEL PEGADO DE MELO disse...


TAMBÉM POR SER DA FAMÍLIA " PEGADO " DE GOIANINHA E TER LIDO A BIOGRAFIA DE ANSELMO,ACHO JUSTO ESTA HOMENAGEM.


ABRAÇOS A TODOS DA FAMILA

MANOEL PEGADO DE MELO

MANOEL PEGADO DE MELO disse...


TAMBÉM POR SER DA FAMÍLIA " PEGADO " DE GOIANINHA E TER LIDO A BIOGRAFIA DE ANSELMO,ACHO JUSTO ESTA HOMENAGEM.


ABRAÇOS A TODOS DA FAMILA

MANOEL PEGADO DE MELO

Jacqueline disse...

Pesquisando minhas origens, sendo também uma Cortez, minha mae com sobrenome Pegado Cortez, me sinto lisonjeada, meu avô, chamava-se Jesuino Pegado Cortez, também de grande importancia e feliz muito feliz mesmo por fazer parte da familia. Justa a homenagem abraços a toda familia.

Katia Pessanha disse...

Ele era primo de minha avó Alice e a menciona brevemente em seu livro sobre a cidade em suas memórias da vida escolar.
Foi muito emocionante ler o livro todo.
Infelizmente não tive acesso a ele enquanto minha avó estava viva.
Agora, escrevendo as memórias de minha mãe, seu livro é preciosa fonte de informações.
Parabéns pela justa homenagem, avós pais vieram para o estado do Rio (eu moro em Campinas), mas é uma forma de manter vivas minhas queridas e preciosas raízes nordestinas.
Muito orgulho! Feliz por encontrar primos distantes.
Tenho o livro em PDF se alguém desejar, já não estou encontrando o link para baixar.

Katia Pessanha disse...

Sei o nome dos pais e dos avós do Sr. Anselmo. Seus avós eram os mesmos de minha avó, eles eram primos. Você saberia me dizer o nome de seus bisavós, ou seja, o nome do pai de Joaquim Pegado Cortez ou de Maria Lucia sua esposa?
Agradeço imensamente.
Um forte abraço,

Katia