sábado, 3 de novembro de 2012

FILHOS ILUSTRES DE GOIANINHA: MOREIRA BRANDÃO

   José Moreira Brandão Castelo Branco, natural de Goianinha-RN, nascido a 4 de setembro de 1828, filho de Antônio Pita Brandão e Justina Moreira Brandão, veio a falecer em Natal no dia 16 de julho de 1895, aos 67 anos de idade.
    O Dr. Moreira Brandão foi um homem atuante e inteligente em todos os setores de sua vida. Notável jornalista, advogado, político e poeta. Ocupou a cadeira nº 5, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
    Como advogado, Moreira Brandão foi dotado de uma capacidade intelectuale eloqüente      brilhante, absolvia os réus que defendia. Quase na sua totalidade. E por aí ele se revelava uma potencialidade corajosa.
    Como político, foi a sua preocupação dominante. A sua política era orientada para o bem e o progresso de seu Estado. Ele foi dez Deputado Provincial e três Deputado Geral. Seu eleitorado predominava na Região Agreste Potiguar.
  Seu destaque foi além do nosso estado, foi Oficial Maior da Secretaria do Governo de Pernambuco. Causava impressão a organização de seus trabalhos, pela limpedez e ralidez de execução. O Presidente da província, conselheiro Honório Hermeto carneiro Leão, depois, Marquês do Paraná, encantado com a precisão e competência de Moreira Brandão convidou-o para seu Secretário, quando foi nomeado Embaixador do Brasil junto às Repúblicas do Prata. Moreira Brandão declinou do convite, dizendo “interessa-lo unicamente a sua Província”. Para  seu lugar, foi designado José Maria da Silva Paranhos, no futuro, o Barão Visconde do Rio Branco.
    Moreira Brandão foi casado com Ana Joaquina Moreira, tendo numerosa prole. Sua primeira filha, Maria Rosa, consorciou-se com seu primo, Professor João Tibúrcio da Cunha Pinheiro, notável pedagogo potiguar, emérito professor de Latim, que breve trataremos nestas mal traçadas linhas.
    Moreira Brandão foi político ligado a bandeira do Partido Liberal, no governo republicano do Dr. Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, o Dr. Moreira Brandão integrava a lista para seus auxiliares diretos. Foi Diretor da Instrução Pública, por ato de 23 de junho de 1891.
    Como Deputado, presidiu a Assembléia em 1864-65, 88 e 1889. Foi o último Presidente do Legislativo Estadual, quando se deu a Proclamaçãoda República. O Dr. Tavares de Lyra o considerava um político de largo prestígio.
FOTO DE MOREIRA BRANDÃO.
 

Nenhum comentário: