sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PARABÉNS GOIANINHA: 84 ANOS DE HISTÓRIA.


    Por volta do ano 1635 o município de Goianinha tinha o nome de Goacana, ou Viajana, e seu território era ocupado, em sua maioria,  pelos índios Janduís, descendentes dos Cariris. Goianinha foi elevada à categoria de vila, recebendo a denominação atual, através  decreto de 07-08-1832.
    A divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Goianinha, Espírito Santo, Piau e Tibau, dos quais hoje constituem dois municípios independentes: Espírito Santo e Tibau do Sul.
    Goianinha foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Goianinha pela lei estadual nº 712, de 09-11-1928.
     Assim comemoramos hoje o 84º aniversário de Goianinha.
    Hoje, de acordo com a última estimativa do IBGE, a cidade tem uma população de 23.209 habitantes. O município possui uma área de 192,277 km².  Há muito que se comemorar, pois a cidade cresceu muito nos últimos anos, sendo uma das cidades que mais cresce na nossa região. Porém ainda há muito a ser feito, principalmente na área da saúde, pois o hospital funciona, com apenas um médico plantonista, fato que muda desde a sua fundação, porém a população vem crescendo significativamente,  consequentemente o número de atendimentos no hospital também cresce, fato que não é notado pelas autoridades locais.
Praça Mosenhor Armando de Paiva e ao fundo Igreja Matriz.

Nenhum comentário: